Ir para o conteúdo


Steel Warriors Rebellion X - Barroselas Metalfest

Acontecimentos e Eventos ligados à APS e ao Satanismo.

Steel Warriors Rebellion X - Barroselas Metalfest

Mensagempor Lurker » domingo 29 abr, 2007 11:29

Meus caros,

Mais uma vez nos encontramos em Barroselas, para a (já) 10ª edição do maior festival Underground em Portugal, o Steel Warriors Rebellion! E, numa tradição que tende a repetir-se, mais uma vez a APS marcou presença neste importante evento do calendário nacional.

Para quem nunca esteve em Barroselas, não é possível descrever o ambiente. Venham e descubram por vós mesmos. Basta dizer que a organização melhora de ano para ano, e num marco tão importante como o 10º aniversário do evento, os manos Veiga e a sua (extensa) equipa esmeraram-se e brindaram-nos com o melhor festival até à data.

Apesar do festival se ter iniciado na 6ª feira, motivos profissionais impediram-nos de estar presentes. Vários dos amigos que o presenciaram são unânimes na opinião: uma interessante abertura dos Vai-te Foder, com o caos a instalar-se no palco logo na 1ª banda; (mais) um concerto poderoso dos Process Of Guilt, demonstrando a sua excelente forma; a banda da noite a ser Inferno, por quem muitos aguardavam ansiosamente; e a desilusão chamada Akercocke, que foram uma surpresa até para a própria organização - devido a motivos de doença de um dos seus membros, acabaram por não marcar presença em Barroselas, o que constituiu um autêntico "balde de água fria" para todos os presentes.

Mas (infelizmente) a noite não tinha ainda acabado. Os Watain, regados a álcool nacional, decidiram extravasar o seu ego e durante algumas horas entretiveram os presentes com algumas cenas de pugilato. Diz quem participou na "festa" que cedo se aperceberam que não estavam em mais um festival alemão, e que os portugueses gostam pouco de atitudes de rock star. Quando subirem ao palco mais logo (espera-se) vão ter algumas marcas de um corpse paint "diferente"... 8)

Mas vamos de facto ao que interessa. Como o cartaz é longo, ficam os melhores momentos da tarde/noite. Que começou (pelo menos para mim) com uma excelente actuação dos Before The Rain, mais uma bela proposta do Doom nacional. Os Web seguiram-se provando mais uma vez que estão vivos e recomendam-se - destaque para a sentida homenagem a David, o original vocalista que faleceu há alguns anos. Depois de um interregno, os Goldenpyre estiveram de facto a "jogar em casa", com os manos Veiga a demonstrarem que não sabem só organizar grandes concertos, e Fred com uma prestação vocal muito bem conseguida. A próxima banda da (nossa) noite foram os franceses Merrimack, com uma bela actuação de Black Metal poderoso e visceral. Mas se estamos a falar de Black Metal, Inquisition foi o nome da noite - apenas com Dagon e Incubus em cima do palco, curioso como duas pessoas conseguem encher um espaço que muitos outros com o triplo do número não conseguem. Com um alinhamento contendo muitas músicas novas, levaram o público ao delírio. E só não foi o momento da noite porque ainda faltava tocarem os Napalm Death. Impressionante como uma banda com mais de um quarto de século de carreira (!!!) consegue manter a força e vitalidade que demonstraram em clássicos como Scum. Cobrindo uma boa parte da sua (extensa) discografia, num alinhamento equilibrado e cheio de força, mostraram como se faz música da mais alta qualidade mesmo depois de tantos anos. Sem dúvida um exemplo para todos os presentes, e a melhor forma de concluir o 2º dia do festival.

Pela nossa parte, nada como ver o nosso sorriso de satisfação por marcar presença mais uma vez em Barroselas para perceber que nada mais interessa. Para os interessados, passem pelo lado direito do palco e lá estaremos, cobertos de pó mas com um sorriso estampado na cara! 8)

Para hoje antecipam-se alguns momentos interessantes: Tumulum e Pitch Black da parte da tarde, Textures, Destroyer 666 e Watain a fechar a noite. Amanhã veremos como correu este 3º dia de festival.

E como todos os grandes festivais têm que ter um "lema", sugiro o seguinte para o SWR: lá nos encontraremos, no meio do pó ou da lama! 10 Anos de Podredo, indeed... 8)

Lurker.
O maior cumprimento que me podem fazer é criticar a minha obra...
Avatar do Utilizador
Lurker
Vº - Administrador
Vº - Administrador
 
Mensagens: 922
Registado: terça 29 abr, 2003 17:28
Localização: Portugal


Mais um dia...

Mensagempor Lurker » segunda 30 abr, 2007 20:35

Mais uma vez nos encontramos, desta feita para falar um bocado sobre o (nosso) último dia em Barroselas. Apesar de hoje, mais ou menos por esta hora, se iniciar o verdadeiro último dia do Steel Warriors Rebellion X, para a APS o dia foi de regresso ao centro do país.

E a tarde começou (pelo menos para nós) com os Tumulum, Black Metal nacional de boa qualidade, com uma muito bem conseguida cover de "Black Metal Ist Krieg" dos Nargaroth. Seguiram-se os portuense Pitch Black com o seu Thrash Metal muito bem recebido pelo público de Barroselas, e com o novo vocalista já muito bem integrado no colectivo. Em todas as edições, não é possível sair do SWR sem conhecer uma nova banda que nos fica "no ouvido". E neste ano foram os Indesinence, um momento Doom/Death muito bem conseguido como pausa entre a muita brutalidade no cartaz - uma banda a acompanhar. Depois da pausa para jantar, os Textures foram uma das desilusões (pessoalmente) do festival. Talvez fosse apenas uma questão de expectativa, mas quando leio "Progressivo" e me sai algo como "Metal Moderno" (para usar uma expressão menos agressiva), completamente desfasada das restantes bandas no seu alinhamento, não consigo entrar no espírito da música e os 35 minutos da actuação tornam-se penosos - pelo menos foram muitos os que gostaram. Felizmente seguiram-se os Deströyer 666, que foram uma das bandas do festival! Estes veteranos mostraram como se faz música poderosa e com sentimento, vendo-se pelos sorrisos estampados em muitas caras que foi um momento único - como Barroselas sempre nos soube brindar. A última banda no nossa lista foram os Watain, que se apresentaram coesos e bem oleados. Com bastantes adereços em palco para enriquecer o ambiente, foram alternando faixas dos seus vários trabalhos, com natural particular incidência no mais recente "Sworn To The Dark". Fecharam a noite sem encore num anti-clímax que muitos não esperavam (ou mereciam), mas estes Suecos são mesmo assim - quer se amem ou odeiem.

Para a memória fica mais um ano de muita e excelente música, melhor companhia, muitos brindes com os amigos e algumas novas caras conhecidas, e, no que nos diz respeito, mais um passo na divulgação do Satanismo em Portugal. Várias vezes repusemos os folhetos informativos que tínhamos à disposição de todos, uma prova do interesse que a APS suscitou nestes dois dias.

Um abraço final a todos os que nos visitaram, e até ao próximo ano. Com lama ou com pó! 8)

Lurker.
O maior cumprimento que me podem fazer é criticar a minha obra...
Avatar do Utilizador
Lurker
Vº - Administrador
Vº - Administrador
 
Mensagens: 922
Registado: terça 29 abr, 2003 17:28
Localização: Portugal


Ressaca...

Mensagempor Lurker » terça 01 mai, 2007 10:52

Na ressaca de mais um festival, já com algum distanciamento, fico a aguardar mais comentários. Quem por lá esteve e queira partilhar a sua experiência do SWR - o palanque é vosso!

Lurker.
O maior cumprimento que me podem fazer é criticar a minha obra...
Avatar do Utilizador
Lurker
Vº - Administrador
Vº - Administrador
 
Mensagens: 922
Registado: terça 29 abr, 2003 17:28
Localização: Portugal


Voltar para Índice do Fórum

Voltar para Acontecimentos e Eventos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes